O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, fevereiro 26, 2003

Acerca do texto "Uma Oportunidade Perdida"

Congratulo-me, antes de mais antes de mais, por começar a receber algum feedback acerca dos texto aqui postados (perdoem-me o neologismo). Já pensava sub-alugar o meu mail por falta de utilização.

Peço perdão por não responder via mail mas parece-me que necessito de clarificar algumas das ideias expostas.

O meu texto não é filo-palestiniano e não pretende demonstrar que são os israelitas os grandes culpados do problema palestiniano nem os grandes destabilizadores do Médio Oriente.
A questão israelo-palestiniana é no entanto invocada como desculpa para muitas barbaridades cometidadas e a sua resolução, para além de acabar com uma guerra desgastante, deixaria de poder ser usada como bode expiatório de muitos países arabes (e da própria Al-Quaeda).

Neste texto não faço referência que os palestinianos foram e são bastas vezes utilizados pelos estados arabes (umas vezes de forma consciênte outras não) como uma peça dos seus jogos geo-estratégicos. Esta dúbia política de alianças levou muitas vezes à radicalização politica do movimento de criação da Palestina e ao seu descrédito internacional perante países moderados. Poderia tê-lo feito (especialmente no epilogo) mas não o fiz. A intenção era contar um episódio especifico e não toda a História. Admito que possa ter dado a impressão de parcialidade mas a intenção, repito, não era essa.


Acho no entanto que os palestinianos têm direito ao seu estado assim como Israel tem o direito de viver em paz sem a perpetua ameaça do terrorismo

De facto é referido que a transformação da postura israelita perante o problema dos territórios ocupados se deu após uma série de agressões cuja objectivo era a destruição do (recentemente criado) Estado de Israel.

O que o texto refere é que, num dado momento da História. nomeadamente no pós-Guerra dos Seis Dias, se tivesse existido uma postura diferente por parte de Israel, o problema palestiniano poderia ter sido solucionado. A nível internacional tudo se conjugava para que o desfecho fosse favorável se tivesse existido vontade negocial.

O próprio acordo Sadat-Begin obtido anos depois vêm dar força a esta tese.
posted by Miguel Noronha 9:29 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com