O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, fevereiro 25, 2003

História Especulativa: A morte de Estaline e a Guerra Fria

Sempre na senda de alargar os seus horizontes editoriais O Intermitente aproveita esta deixa para entrar numa nova área que lhe interessa bastante: a História.

Segundo uma notícia inclusa no Público de hoje, o historiador russo Edvard Radzinski formulou uma teoria segundo a qual a morte de Estaline se teria devido a envenamento.

Esta missão teria sido confiada pelo Politburo ao chefe da sua guarda pessoal temendo que este, no auge da sua ambição expansionista estivesse a preparar uma nova Guerra Mundial com o intuito de conquistar o que restava da Europa democrárica.

Não colocando em causa a tese do assassinio, nem os seus mandantes, aproveito para avançar uma motivação alternativa. É sabido que Estaline na sua ânsia de eliminar todos aqueles que podiam fazer-lhe frente, mandou executar grande parte dos seus colaboradores mais próximos, desde a sua ascensão ao poder até à sua morte.

Dado isto, os membros do Politburo podiam não estar apenas receosos de uma nova Guerra (certemente já com a utilização mais vasta do poderio nuclear recentemente adquirido) mas também da sua própria sobrevivência às mãos de Estaline.

Mesmo depois da sua morte, a União Soviética continuou a sua politica expansionista (especialmente na Àsia e em África) provocando diversos conflitos regionais que felizmente (pese embora a gravidade dos mesmos) não alastraram para uma guerra generalizada a nível planetário.

A resposta dos EUA foi em muitos casos infeliz. Preferiu colocar no poder ditadores "amigáveis" que se encarregavam de depurar a oposição comunista (e já que estavam embalados a restante, democrática).


posted by Miguel Noronha 10:44 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com