O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, fevereiro 28, 2003

O Tango Eléctrico no Coliseu



Aquando da sua primeira vinda cá, os Gotan Project, aindam eram um segredo relativamente bem guardado. Após comprar o disco corri seca e meca para arranjar bilhetes sem grandes resultados. Fiquei, relativamente, apaziguado quando soube, por quem foi, que a transposição do disco para o espectáculo ao vivo não tinha sido grandemente conseguida. Afinal não tinha perdido grande coisa...

Passado pouco tempo foi anunciado o seu retorno para mais um concerto. Apesar de continuar a gostar do disco, baseado nos relatos do que tinha sido a sua primeira apresentação por terras lusas, não coloquei a hipótese de os ir ver. Mas, deste vez, as crónicas (de fontes fidedignas) garatiram.-me que tinha sido um espectáculo memorável. Fiquei roido de inveja!

À terceira foi de vez! Apesar de, entretanto, a sua musica já não me encantar como outrora não quiz perder a hipóteses de os ver ao vivo. Há projectos que têm que ser vistos na altura certa. Algo me dizia que esta era a ultima oportunidade de os ver em "boa forma". Não me enganei, muito...

O concerto de ontem pode-se dividir em duas fases (isto porque estética e musicalmente o encore foi uma contuação da segunda).

Na primeira parte o grupo apresentou-se atráz de uma cortina onde eram projectadas imagens e dos intepretes apenas se adivinhava a silhueta colorida. Foi uma feliz simbiose de luz, cor, imagem e... música. Principalmente a musica porque os Gotan Project interpretaram de forma divinal os temas do album "La Revancha del Tango" onde misturavam o tango com elementos electrónicos principalmente samples vocais. A voz da interprete femenino enchia e emocionava um Coliseu completamente cheio. Apenas por breves instantes se deixavam levar por devaneios de dois DJ que se adivinham no fundo do palco.

Na segunda parte caiu o pano. Literalmente. Já sem o véu que os cobria os GP dedicaram esta parte a remisturas dos seus temas. Pouco interessantes na maior parte das vezes. A remisturas tem limites. O primeiro dos quais é a minha paciência. E do relato destas (infelizes) variações por aqui me fico. Só destaco, mesmo no final do concerto, uma curiosa remistura do seu tema "Santa Maria" com Eminem. Pelo menos foi inesperado. Tudo o resto enfadonho.

Em suma, os Gotan Project foram bons, devo dizer excelentes, enquanto se limitaram à sua fórmula original. O futuro que se adivinha não augura nada de bom.

Para uma critica bem mais abonatória leiam a crónica do Disco Digital.

posted by Miguel Noronha 11:13 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com