O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, fevereiro 26, 2003

Tempo de Antena da Oposição

Porque não queremos ser acusados de apenas promover o nosso ponto de vista aproveito para publicar um texto de Rui Ângelo Araújo publicado na Zona Non.

Embora Rui Ângelo Araújo exiba uma certa retórica anti-americana (mais anti-Bush para ser exacto) e seja contra esta guerra com o Iraque, não deixa de levantar questão que deveria servir de partida para os que invocam um pacifismo absoluto e simplista (ou deverei dizer simplório) como solução.

Penso inclusivamente que o autor, partindo das suas próprias premissas, deveria reconsiderar a sua posição

"Uma (quase) apologia da guerra


Anda o cidadão pacatamente a fazer pela vida no Portugal dos pequeninos quando de repente é confrontado com a magna questão da guerra. Uma boa alternativa às habituais inutilidades que se debatem na pátria, diga-se.

As guerras têm feito maioritariamente muito mal ao povo português - tão-só porque se têm travado longe daqui. Há, no entanto, benefícios para a lusa pátria provenientes das longínquas guerras, a começarem no período que as antecede. Sempre que no horizonte da política internacional se anunciam batalhas, aumentam as probabilidades do português conhecer o mundo, as instituições e as relações internacionais, a geografia de países distantes, a cultura de outras regiões do globo. Aquilo que antes era umas míseras e chatas colunas nos jornais (o noticiário internacional) passa a ter honras de capa, a ser objecto de páginas e páginas de destaque, a abrir os telejornais, a falar-se no barbeiro. O ignorante português, a desfrutar de uma imerecida segurança, pode nestas alturas subir um degrau no conhecimento do planeta que habita

É isto uma apologia da guerra? Não, mas o que se segue (quase) é.

A primeira reacção que me provocam os anúncios belicistas, especialmente vindos da América, não é uma reacção - é desinteresse. Sou um egoísta acomodado. Sou português. O sr. Bush e companhia resolveram inventar a urgência de um problema mundial? Que tenho eu com isso? É deixá-los. Já conhecemos os seus ímpetos imperialistas, a voracidade da sua economia, o cinismo da sua solidariedade internacional, a "urgência" dos seus problemas.

Não simpatizo com a política americana - mas gosto do cinema de Hollywood, que prefiro ao europeu. Talvez por isso, num segundo momento, a minha paradoxal costela reaccionária sonhe com gestos grandiosos e eloquentes discursos (coisas românticas e quixotescas à Kevin Costner, portanto) capazes de demover o Tio Sam das suas tropelias à paz e à ordem internacionais (e ao meu sossego). Junto a minha voz ao coro de protestos e quase me deixo assinar a carta de Mário Soares.

Mas há uma campainha que soa quando vejo as sondagens. A maioria dos portugueses está contra a guerra? Alto lá! A maioria dos portugueses gosta do Bombástico. A esmagadora maioria dos portugueses costuma estar do lado errado dos debates. A esmagadora maioria dos portugueses costuma discordar de mim. A guerra há-de ser uma coisa boa, afinal. Uma volta de 180 graus. Está na hora de olhar para o problema a sério.

Posta de lado, por enquanto, a veracidade da urgência que transforma o affaire Iraque num casus belli, interroguemo-nos (plural majestático): o que está realmente em causa nesta pré-guerra? A ânsia imperialista americana? O domínio dos poços de petróleo? A insanidade e a jactância do imbecil Bush? A vontade de dividir a Europa para continuar a reinar? O proselitismo religioso? A civilização ocidental versus a árabe (islâmica, muçulmana)? O perigo de ataques iraquianos? O terrorismo? A segurança ocidental, portanto? A libertação do povo iraquiano? A necessidade de levar a democracia àquela região do globo? Mesmo sob o perigo de me acusarem de não saber distinguir a árvore na floresta, anuncio que está tudo isto em causa, e é assim que deve ser.

A Europa, a velhíssima e queridíssima Europa, pode e deve estar contra os ímpetos belicosos dos Estados Unidos. Pode e deve procurar alternativas à política fanfarrona de mister Bush. O que não pode é só estar contra a política dos EUA. Nem, como a Alemanha e a França, ser contra por veleidades hegemónicas próprias, que são só outra forma de egoísmo internacional.

Provavelmente, o Iraque não é, para o Ocidente, um problema com urgência. Ou então é-o tanto como a Coreia do Norte, por exemplo. De qualquer modo, não antevejo que a solução seja desatar à estalada de um dia para o outro, ainda que tenhamos presente, como é bom ter sempre, a história da ascensão e glória de herr Hitler. Mas o pacifismo tem de se fundar em argumentações sérias, reflectidas e verdadeiramente solidárias. O pacifismo não pode ser a face rosácea do comodismo e do egoísmo. Quando me dizem que a maioria do povo português está contra a guerra, desculpar-me-ão, mas não vejo aí razões de orgulho nacional. É conhecer este povo, a sua ignorância do mundo e o desinteresse que tem por tudo o que não cabe num profundo umbigo. A dúvida que vale é sobre as razões do pacifismo europeu (e americano); o que importa é saber se são semelhantes às da versão lusa. Porque, se forem, devemo-nos preocupar.

A Europa, se quiser contar, tem o dever de construir uma política alternativa à dos EUA. Mas uma política interventiva. Não só pela segurança europeia (o terrorismo não é uma criação de Hollywood, mesmo que a América tenha a sua quota parte nas causas e seja ela o símbolo recolector de todos os ódios). Não só pela defesa da civilização ocidental (que apenas por insensibilidade ou incrível relativismo cultural alguém pode colocar lado a lado com a civilização dos fundamentalistas enturbados). A Europa precisa de uma política interventiva se quiser fazer jus aos seus valores e princípios, se quiser realmente que a solidariedade tenha significado internacional, se quiser que os direitos humanos (a começar pelos das mulheres) sejam universais, válidos em todo o globo, se se preocupar a sério com a falta de democracia no Médio Oriente.

A Europa não pode ser uma reacção. Da mesma maneira que a esquerda não pode ser folclore, uma multidão em constantes manifs. Reaccionárias. Não existirão (não existem, certamente) razões para bombardear Bagdad. A América tem "urgências" condenáveis e gere criminosamente os seus interesses internacionais. Verdade. Mas, ou a Europa se torna algo mais ágil e consequente do que a lua de Júpiter, ou aceita bater palmas no 4 de Julho. E a esquerda, para continuar a morigeração, deveria preocupar-se (efectivamente, sem a retórica inútil do costume, sem a sensibilidade que desculpa o garrote com o exótico e a especificidade do turbante) com o fim dos regimes das arábias. As mil e uma noites a nós divertem-nos, mas para aquela gente já é escuridão a mais"



posted by Miguel Noronha 4:51 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com