O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, fevereiro 25, 2003

Uma Oportunidade Perdida?

Debruçando-me mais uma vez sobre a The New York Review of Books escolho mais um artigo para comentar.

Desta vez o sorteado intitula-se Israelis & Palestinians: What Went Wrong? da autoria de Amos Elon

O autor argumenta que “enebriado” pelas fulgurantes vitórias sobre os vizinhos árabes (especialmente depois da Guerra dos Seis Dias”) o posicionamento de Israel passou da meramente defensivo para uma postura ofensiva e, especialmente, de manutenção dos territórios ocupados. Na base desta política surgiram espontaneamente os primeiros colonatos ainda sem o caracter nem o peso institucional que hoje têm.

Contrariamente aos fundadores de Israel e do Movimento Sionista (nomeadamente David Ben Gurion e Theodor Herzl entre outros) que sempre usaram o bom senso os líderes da altura (o lendário Moshe Dayan e mesmo os líderes da oposição) recusaram qualquer recuo nos territórios conquistados.

Na altura, argumenta Amos Elon, havia vontade negocial por parte dos países árabes e a OLP era insignificante ainda não se impondo como representante do povo palestiniano. A comunidade internacional (mesmo a URSS) tinha uma posição nada hostil para com o Estado Israelita.

Mesmo a nível interno (em Israel e na Palestina) não existiam, pelo menos organizados, movimentos cuja razão da existência era a destruição do inimigo não havendo lugar a cedência nem ao diálogo.

Teria sido fácil (ou pelo menos muito mais fácil do que hoje) alcançar acordos de paz e negociar com representantes palestianianos bem mais moderados para a criação de um Estado Palestiniano.

Foi pois uma oportunidade perdida. Não significa que tivesse sido a fórmula mágica para a paz. Mas a arrogância da vitória fez perder de vista a perspectiva de uma paz duradoura a longo prazo. Será uma teoria demasiado simplista?

Não quero (nem eu, nem julgo Amon Elon) justificar os atentados suicidas nem as multidões em fúria que percorrem a Faixa de Gaza com palavras de ordem (e ódio) contra Israel e os seus aliados. Mas para a terceira geração de palestinianos que vive confinada em miseráveis campos de refugiados, habituada à ideia de morte e sem perspectivas de futuro o credo extremista dos radicais árabes deve ser como musica para os ouvidos.

Ainda haverá esperança?

posted by Miguel Noronha 5:40 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com