O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, abril 19, 2003

Contra o Maio de 68

O Ministro da Educação francês lançou um livro em que acusa a escola de pensamento saida do Maio de 68 de ser a responsável pelo mau estado do ensino em França.
Segundo o Ministro:

o iletrismo afecta 15 a 30 por cento dos alunos que entram para o 7.º ano, e que 158 mil jovens saíram do ensino secundário sem qualificações escolares, no ano passado. Um estudo citado pelo ministro demonstra que os alunos são hoje "menos bons" em francês do que em 1920. Por último, Luc Ferry denuncia o racismo e o recuo comunitário de algumas franjas de alunos

O livro propões-se:

denunciar "as consequências desastrosas do pensamento de 68 no sistema educativo". Para o filósofo autor de "La Pensée 68" (editora Gallimard), "a exacerbação do individualismo precipitou a escola na crise, valorizando a inovação em detrimento da tradição, a autenticidade contra o mérito, o divertimento em vez do trabalho". Luc Ferry insurge-se contra o abandono da transmissão do saber em benefício de incentivos à "espontaneidade" da criança, e lamenta a degradação da autoridade e o desenvolvimento da violência

Por cá a mesma "tribo" domina desde há muitos anos o Ministério da Educação. Ao ritmo de uma reforma por ano lectivo tem conseguido baralhar e retirar eficiência ao sistema de ensino em Portugal. Por quanto mais tempo?

posted by Miguel Noronha 1:51 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com