O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, abril 05, 2003

Demissões

Acordei hoje com a notícia de mais uma demissão ministrial.
Depois de ontem Isaltino Morais ter sido vitima de uma manchete do Independente hoje foi a vez de Valente de Oliveira, invocando razões de saúde.

Não me vou pronunciar para já sobre o ex-Ministro das Obras Públicas.

Sobre Isaltino Morais queria dizer o seguinte

Não é "pecado" ter dinheiro na Suiça. O "pecado" está na eventual não declaração de juros. A explicação do ex-Ministro não é realmente nada convincente. Mais valia que nada tivesse dito. Se ele julga que a sua continuidade no elenco ministrial lhe retirava credibilidade fez bem em sair. Não é de esperar que seja notada a sua ausência.

A dinâmica criada, especialmente desde os governos do Professor Cavaco Silva, que ao menor sinal de suspeita se peça a demissão do Ministro e que toda a oposição a acompanhe em coro é extremamente perigosa. O Ministro é julgado na praça pública sem hipóteses de defesa e inevitavelmente considerado culpado. Já bastas vezes esse "veredito" se veio a provar estar errado.

Um partido que na oposição pediu a "cabeça" dos Ministros do Governo anterior baseado nestas suspeitas não tem moralidade para invocar o contrário quando passa a ser Governo. Está criado um ciclo que mais que vicioso é extremamente perigoso.

A opinião pública entende que os governantes têm que ter uma moralidade acima de qualquer suspeita. Um princípio à partida correcto. O problema reside no facto dessas mesmas pessoas não observarem na a sua conduta a mesma rigidez moral que exigem ao outros. A sociedade não é uma entidade abstracta. É composta por todos e cada um de nós. Se a classe política emana da sociedade civil os seus princípios não serão melhores que os desta.

posted by Miguel Noronha 10:32 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com