O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, abril 11, 2003

A História Repete-se

China e Rússia Salvaram a Coreia do Norte

"Pequim e Moscovo impediram quarta-feira à noite que o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenasse a Coreia do Norte por se ter retirado do Tratado de Não-Proliferação Nuclear. A decisão foi tomada numa reunião informal daquela instância mas nem por isso deixou de ter um sabor de retaliação.

Indignadas pela forma como os Estados Unidos lançaram o mês passado a guerra no Iraque, a China e a Rússia permitiram no màximo que o Conselho se manifestasse "preocupado" com o programa nuclear de Pyongyang, sem no entanto condenar expressamente o regime de Kim Jong-il
"

A China e a Rússia, países com interesses na Coreia do Norte, bloqueiam as resoluções do Conselho de Segurança mas certamente serão os EUA que irão ser acusados de inacção.
O regime norte-coreano, por culpa própria, colocou o país no abismo. A fome é endémica e a repressão atinge níveis assustadores. Pyongyang utiliza a "chantagem nuclear" para conseguir concessões com o beneplácito dos seus protectores.
Esperemos que depois não seja demasiado tarde...
posted by Miguel Noronha 10:36 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com