O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, abril 02, 2003

A impossibilidade da Estratégia Frentista

Um artigo no DN de hoje traça um cenário negro para o futuro de um frente eleitoral que englobasse o PS, o PCP e o BE.

Não é difícil perceber porquê. Não me refiro a pontuais alianças autárquicas. Falo numa aliança pré-eleitoral para concorrer às eleições legislativas.

O que, neste momento, une a esquerda é a oposição à guerra. É uma "coligação" pontual que visa um ponto especifico e limitado no tempo. É, portanto, uma coligação negativa.

Caso cheguem a existir negociações com vista a uma futura coligação as divergências serão por demais evidentes.

As soluções políticas do PS, folclores esquerdistas à parte, estão mais próximas das do PSD do que do PCP e BE. A não ser que o PS faça uma significativa inflexão à esquerda e queira ressuscitar o (antigo) MES. Seria uma estratégia arriscada porque se arriscava a uma fractura com a ala mais direitista e pragmática do partido. Para além disso teria que se colocar perante o controlo ideológico do PCP (este não a aceitaria coligação de outra forma) e ver os seus dirigentes a perder (ainda mais) protagonismo para os demagogos bem-falantes do BE.

Para o PCP este PS também não lhe serve. O desequilibrio de forças é excessivo para um partido que, apesar de ser adepto de estratégias frentistas, só as aceita coligações que possa liderar. Para além disso teria de engolir o sapo (vários aliás) de aceitar as teses dos "renovadores" que procura expulsar a todo custo.

Para o BE esta coligação seria ouro sobre azul. Ganharia na AR o peso que tem nos telejornais. O problema colocar-se-ia quando os seus parceiros (especialmente o PCP) tentasse impor a disciplina aos deputados que tem o hábito de dizer tudo o que lhes apetece. Normalmente sem passar pelo encefalo...

Tudo considerado, também eu, não auguro grande futuro para esta coligação.

posted by Miguel Noronha 10:09 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com