O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, abril 04, 2003

A Madeira de Jardim

Segundo Público a Madeira preparou um projecto próprio de revisão constitucional.
Entre as várias propostas há três que merecem destaque.

Na primeira "Reivindica-se também para o parlamento regional o direito de definir o estatuto dos titulares dos órgãos regionais". A este respeito diz o articulado da Constituição:

Art. 117º Estatuto dos titulares de cargos políticos
1 Os titulares de cargos políticos respondem política, civil e criminalmente pelas acções e omissões que pratiquem no exercício das suas funções.
2 A lei dispõe sobre os deveres, responsabilidades e incompatibilidades dos titulares de cargos políticos, as consequências do respectivo incumprimento, bem como sobre os respectivos direitos, regalias e imunidades.
3 A lei determina os crimes de responsabilidade dos titulares de cargos políticos, bem como as sanções aplicáveis e os respectivos efeitos, que podem incluir a destituição do cargo ou a perda do mandato


Pergunto-me que tipo de alterações pretende a Assembleia Legislativa Regional introduzir neste campo?

A segunda proposta visa passar para as regiões autonomas a "iniciativa legislativa em matéria do sistema eleitoral regional". Sem comentários...

Destaco em último lugar a proposta para a elimanação da norma que possibilta que os " órgãos regionais possam ser dissolvidos pelo Presidente da República, ouvidos a AR e o Conselho de Estado", por "actos graves contrários à Constituição". Isso seria, frisa-se no documento, "delito de opinião, marca dos regimes ditatoriais". Para não ficar "à mercê de qualquer hipotético abuso de poder pelo Estado", propõe que a dissolução só se justifique nos mesmos termos que para a Assembleia da República.

Não percebo como se pode confundir uma intervenção por "actos graves contrários à Constituição" com "um abuso de poder pelo Estado". Esta norma visa exctamente evitar abusos de poder por parte dos poderes regionais.

Dúvido que estas alterações encontrem eco na maioria parlamentar. E ainda bem...
posted by Miguel Noronha 12:02 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com