O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, abril 08, 2003

Monsanto

O País Relativo mostrou-se chocado com a pretensão de Pedro Santana Lopes em expulsar a prostituição de Monsanto. Não consigo perceber quais as motivações que os levam a tomar tal posição. Tratar-se-à de um abuso de poder? Muito pelo contrário. Foi precisamente o laxismo das autoridades e a sua complacência com a pequena deliquência que levou a que Lisboa deixasse de ser um cidade segura.

Quando Rudolph Giuliani se tornou Mayor de Nova York resolveu reverter esta política. Os resultados estão à vista.
Este modelo não foi imaginado de um qualquer ditador ou autocrata. Baseia-se num artigo de Daniel Patrick Moynihan, ex-Senador Democrata pelo estado de Nova Iorque. Cito as palavras de João Carlos Espada no ultimo Expresso:

"Em 1993 num artigo para distinta revista "American Scholar", cunhou a expressão que ficaria célebre, "defining deviancy down": a sociedade vai baixando os padrões de comportamento desviante. O resultado será o oposto do desejado: ocorrerá um alastramento do pequeno e do grande crime e uma detrioração da vida nas grande cidades"




posted by Miguel Noronha 8:03 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com