O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, abril 28, 2003

A Nossa Revolução Exemplar (pt II)

O Soda Caustica dignou-se responder ao meu post anterior sobre a pretensa singularidade da nossa revolução. Como até tenho um tempito livre enquanto o jantar está ao lume respondo-vos já.

Em primeiro lugar tinha da esquerda a ideia que fosse (mais) internacionalista. Não vos imaginava a invocar sentimentos nacionalistas anti-espanhois.

Em segundo lugar concordo completamente com vocês: em espanha houve uma transicção e em Portugal uma revolução. Que sorte a deles e que azar o nosso.

Em terceiro lugar penso que se estão a contradizer. Em Espanha houve de facto uma transicção. É pena que ao contrário de Franco, nem Marcello Caetano nem Salazar tivessem tido a visão que o "seu" regime não tinha futuro. Julgo que Franco não tinha ilusões que Juan Carlos iria proceder à liberalização do regime. Poderia eventualmente pensar que ele não iria tão longe...

Quanto ao (vosso) quarto ponto penso que se deviam informar melhor. Recomendo-vos a leitura do livro "A Revolução Portuguesa e a Sua Influência na Transicção Espanhola" de Josep Sánchez Cervelló. Se bem me lembro existiu apenas um incipiente movimento nas forças armadas espanholas que foi prontamente reprimido pela policia politica. Os seus "cabecilhas" não foram, no entanto, alvo de grandes penas de prisão porque o governo espanhol desconhecia a incipiente penetração (devido ao que tinha acontecido em Portugal) e tinha medo de uma revolta generalizada no exército. De resto as relações entre Portugal e Espanha não foram grandemente afectadas (apesar da diferença de regimes) mesmo após o "caso" da invasão e destruição da Embaixada de Espanha.

Mas não vou revelar mais para não vos tirar o prazer da leitura...
posted by Miguel Noronha 9:01 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com