O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, abril 09, 2003

Remodelação

Aproveitando a dupla demissão ministrial, resolveu o Executivo fazer uma "mini"-remodelação e substituir dez Secretários de Estado (SdE). Não pretendo dramatizar (como fez a oposição) ou desdramatizar (como fez o governo) este acontecimento mas simplesmente levantar uma questão.

Porque continuam a persistir os casos onde não são os Ministros responsáveis pela escolha dos seus SdE?
Esta prática leva quase sempre a tensões no Ministérios. Ou o Ministro desautoriza o SdE e retira-lhe as suas competências ou o SdE, porque tendo sido escolhido directamente pelo Primeiro-Ministro, não se coibe de seguir uma política que colide com a do seu superior directo.

Esta prática não é originária deste Governo nem do PSD. A título de exemplo relembro o caso ocorrido entre o antigo Ministro da Economia Daniel Bessa e o SdE da Industria Augusto Mateus. As incompatibilidades entre os dois levaram à demissão do Ministro e à "promoção" do SdE a Ministro.
posted by Miguel Noronha 9:22 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com