segunda-feira, abril 21, 2003
Retirada Estratégica
Num artigo publicado no Opinion Journal Francis Fukuyama defende a retirada das tropas americanas estacionadas na Arábia Saudita. Essa acção, defende Fukuyama, traria bastantes vantagens aos EUA.
Em primeiro lugar eliminaria um foco de tensão (a base já foi alvo de atentados do grupo de Osama Bin Laden) e a sua importância estrategica diminuiu com o fim de Saddam Hussein. Estas forças não puderam ser utilizadas na recente invasão do Iraque devido à oposição do governo saudita. É provavel que num qualquer conflito de contornos semelhantes a oposição se mantenha.
Em segundo lugar, o desmantelamento das bases poderia servir de sinal ao governo saudita que os EUA já não estão dispostos a caucionar um regime repressivo em que os indícios de ligação ao grupos terroristas não param de aumentar.
Em terceiro lugar serviria para calar as vozes na opinião pública acusam os EUA de pretenderem manter a ocupação militar do Iraque indefiniamente. Ficaria demonstrado que uma vez debelada as ameaças à segurança deixa de exisir motivos para a manutenção de forças militares no terreno.
Uma ideia que deveria ser, seriamente, considerada pelo Pentágono..
posted by Miguel Noronha 1:14 da tarde
Comments:
Enviar um comentário