O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, abril 30, 2003

Rosa Amargurada

Não pretendo dissecar o ultimo artigo do Professor Fernando Rosas (FR). O Valete Fratres! já expôs, de forma sucinta mas eficaz, a falácia dos seus argumentos.

Pretendo apenas concentar-me num paragrafo especifico. Diz o lunático Professor:

Acho, aliás, sintomático que se feche a porta à participação estudantil nos órgãos de gestão mas se pretenda abrir a gestão (inclusivamente curricular e científica) da vida das escolas ou institutos superiores ao parecer de "conselhos consultivos", tomados como "representantes da comunidade" e tendencialmente arvorados em tutores da orientação da vida científica das instituições do ensino superior. Acontece que já por aí temos desses "conselhos". Na versão inócua e mais generalizada, pura e simplesmente não funcionam. Mas alguns dos que pretendem que eles funcionem não estão a pensar num desejável acompanhamento e interacção das unidades com a comunidade, mas em lógicas de tutoria empresarial sobre o ensino superior, ou seja, no domínio de tais "conselhos" por grupos de empresas privadas, que tenderiam a subordinar pedagógica e cientificamente algumas unidades de ensino e investigação às suas prioridades e interesses particulares

Quando se discute a problemática do Ensino Superior é usual fazerem-se duas criticas às Universidades.

Uma das criticas é a desadequação entre oferta dos cursos e das necessidades do mercado de trabalho. FR refere-se aliás a ela quando se refere ao "multiplicar cursos, pseudocursos e todo o tipo de actividades absurdas ou estranhas ao seu perfil científico para "captar alunos", ou decair para práticas de facilitismo com vista a tornarem-se "atractivas".

Outra é a falta de ligação entre as Universidade e as empresas ao nível da investigação e desenvolvimento . Refere-se a existência de um excesso de Investigação que não resulta em Desenvolvimento aplicável nas empresas. É normal culpar-se a mentalidade dos empresários portugueses. Esta pode ser parte da explicação mas não a sua totalidade.
A parte da explicação em falta (e que poucas vezes é referida) é que os investigadores universitários na sua grande totalidade preferirem concentrar-se em projectos de investigação que possam apresentar em congressos e granjear-lhes prestigio académico em vez de fazerem parcerias com empresas privadas. Teriam naturalmente de respeitar timings, orçamentos e responder pela adequação do resultado final ao que lhes foi "encomendado".

Seria de esperar que qualquer docente universitário visse nestas (possíveis) parcerias uma oportunidade de "abrir" a Universidde ao mundo "real". Uma ligação entre o fornecedor (a Universidade) e os seus clientes (as empresas). O que o FR teme não é a anunciada perda de peso dos estudantes na Universidade. Os enormes méritos, que todos os criticos da actual proposta não se cansam de lhes atribuir, não evitaram o mau estado das Universidades (que eles próprios reconhecem).

Quando FR lança o anátema sobre a "tutoria empresarial sobre o ensino superior" (algo exagerada dado que apenas se propoem conselhos consultivos) revela aí o seu verdadeiro temor. Este consiste no fim do reinado das "castas, pelos bonzos e caciques" de que ele faz parte e que dominam certas faculdades e que criariam um mundo onde são reis e senhores e em que a sua performance apenas é avaliada pelos seus pares.
posted by Miguel Noronha 2:45 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com