O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, maio 21, 2003

ANAREC diz que liberalização vai agravar preço dos combustíveis

"As gasolineiras já são livres de cobrar o preço que bem entenderem, desde que não ultrapassem o limite definido pelo Estado. Mas as empresas funcionam em cartel e praticam todas o preço máximo(...)"

Não sendo um conhecedor da realidade do mercado de combustiveis estas afirmação indiciar duas práticas erradas. A fixação artificial do preço de um bem que, pelos vistos, não é real e uma possível cartelização do mercado. Na primeira o Estado não deve intervir. Na segunda pode e deve intervir através do organismo regulador especifico (que em Inglaterra são génericamente conhecidos como watchdogs). Se existe cartelização a situação ainda é mais grave para o Estado dado que (ainda) detem parte da maior empresa de transformação e revenda de combustiveis.
De qualquer forma, mesmo que se verifique o "pior" cenário, este não é motivo para que o Estado não proceda à, várias vezes adiada, liberazação do mercado de combustiveis. Deverá também deixar de ser um "jogador" e passar a exercer unicamente o papel que lhe compete. O de fiscalização.

posted by Miguel Noronha 8:36 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com