quarta-feira, maio 21, 2003
ANAREC diz que liberalização vai agravar preço dos combustíveis
"As gasolineiras já são livres de cobrar o preço que bem entenderem, desde que não ultrapassem o limite definido pelo Estado. Mas as empresas funcionam em cartel e praticam todas o preço máximo(...)"
Não sendo um conhecedor da realidade do mercado de combustiveis estas afirmação indiciar duas práticas erradas. A fixação artificial do preço de um bem que, pelos vistos, não é real e uma possível cartelização do mercado. Na primeira o Estado não deve intervir. Na segunda pode e deve intervir através do organismo regulador especifico (que em Inglaterra são génericamente conhecidos como watchdogs). Se existe cartelização a situação ainda é mais grave para o Estado dado que (ainda) detem parte da maior empresa de transformação e revenda de combustiveis.
De qualquer forma, mesmo que se verifique o "pior" cenário, este não é motivo para que o Estado não proceda à, várias vezes adiada, liberazação do mercado de combustiveis. Deverá também deixar de ser um "jogador" e passar a exercer unicamente o papel que lhe compete. O de fiscalização.
posted by Miguel Noronha 8:36 da manhã
Comments:
Enviar um comentário