O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, maio 06, 2003

Artistas e intelectuais contra Lula

Excertos do artigo do DN:

Após a bombástica entrevista do cineasta Cacá Diegues, publicada no jornal O Globo de sábado último, com acusações de que o Governo do Presidente Lula da Silva tenta impor uma orientação dirigista, de cunho estalinista, aos novos filmes brasileiros, dependentes do apoio do Estado, o meio artístico mobilizou-se.

Está prevista para hoje uma manifestação pública de um grupo expressivo de artistas para oficializar uma posição global sobre a política cultural do Governo, onde surgem nomes como os de Fernanda Montenegro, Caetano Veloso e Miguel Falabella.


O autor de Deus é Brasileiro lembrou que, na ditadura, o governo financiava filmes de todos os tipos e que, embora a polícia prendesse realizadores e actores, jamais a política cultural foi dirigida para enaltecer a acção governamental. E disse ser a actual política uma vitória «jdanovista no seio de um governo democrático», referindo-se a Jdanov, que foi comissário da cultura de Estaline
posted by Miguel Noronha 9:27 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com