O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, maio 05, 2003

Não Aprendem

O mesmo grupo de personalidades que, no início da guerra do Iraque, se uniu para condenar a "agressão" americana e prever toda a especie de cataclismos, que não se chegaram a verificar, decidiu voltar à carga.

O Iraque não é um país livre. É hoje um país ocupado por tropas estrangeiras. Como as imponentes manifestações ocorridas em Bagdad em 18 do corrente, reclamando a retirada das tropas de ocupação anglo-americanas, bem demonstraram.

É estranho que um tão destacado grupo de intlectuais não repare na enormidade que proferiram. O Iraque não era um país livre durante o "reinado" de Saddam Hussein. As manifestações que existiam era sempre pró-regime. Não havia margem de protesto para os opositores do regime. Que agora a população se manifeste (e reservo-me o direito de duvidar da representatividade dessas manifestações) só pode ser visto como um acréscimo de liberdade do povo iraquiano. Para além disso existe a promessa de realizar eleições. Essas eleições vão ter um grau de liberdade nunca antes visto no Iraque. Por certo que não vão entregar, como no passado, a totalidade dos votos a um candidato.

Manifestamos a nossa profunda preocupação com as intenções belicistas das autoridades norte-americanas contra países vizinhos do Iraque, em especial a Síria e o Irão, denunciando também o aproveitamento da situação que as autoridades de Israel têm feito para prosseguirem a sua política agressiva contra a população e as instituições palestinianas;

Manifestam-se contra as intenções belicistas dos EUA contra a Síria e o Irão. Nada dizem quanto ao regime ditatorial Sirio que ocupa militarmente o Líbano, tem armas quimicas e apoia grupos terroristas. O Irão que desde a implementação do regime teocrático tem procurado exportar pela bomba a sua revolução intolerante e reprime a vontade expressa do seu povo também não os preocupa.

Rejeitamos as crescentes ameaças à livre expressão do pensamento e o incremento da manipulação generalizada da informação, ao serviço de uma visão imperialista e unilateral;

Ao ler esta frase penso que se devem referir a Cuba, ao Irão, à Síria, à Coreia do Norte, ou mesmo à Rússia. Não serão os EUA onde existe uma enorme pluraridade de meios de informação que as "ameaças à livre expressão do pensamento e o incremento da manipulação generalizada da informação" possam ocorrer impunemente.

Perguntei-me quem estaria errado. Eu ou tão distinto grupo de pensadores. Mas ao lembrar-me que um dos subscritores do manifesto, José Saramago, demorou 40 anos a perceber a verdadeira natureza do regime cubano volto a ter confiança no meu discernimento.
posted by Miguel Noronha 11:46 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com