sexta-feira, maio 16, 2003
Proposta Inconsequente
(...)o Parlamento Europeu (PE) deverá votar, no mês de Julho, um relatório em que se compromete a integrar a componente social nas políticas económicas. O documento, da autoria da deputada portuguesa Ilda Figueiredo, propõe a criação de mecanismos de intervenção eficaz na área das deslocações de empresas, designadamente das que receberam apoios comunitários e nacionais. O mesmo relatório, que hoje será alvo de discussão no Instituto Jean Monet, em Lisboa, deixa claro que o fenómeno da deslocação de empresas tem contribuído «para agravar o desemprego». Por outro lado, defende-se no texto, demonstra «grande falta de responsabilidade social» dos empresários.
Será que à Eurodeputada Ilda Figueiredo não lhe terá ocorrido que esta medida irá ter o efeito oposto ao desejado?
Ao criar barreiras à saída, esta proposta (espero que não passe disso), irá desincentivar o investimento e consequentemente aumentar a pobreza.
Outro problema que existe são os subsidios ao investimento produtivo. A atribuição de subsidios ao investimento produtivo como medida concorrêncial é errada. Como já aqui foi anteriormente discutido leva a decisões erradas quanto à localização e à natureza dos mesmo. Distorce as regras de mercado. Será natural que uma vez passado o "efeito" do encaixe monetário a mesma empresa pretenda migrar para outra região que lhe atibua novamente subsidios. Ou para onde este seja economicamente racional.
posted by Miguel Noronha 10:16 da manhã
Comments:
Enviar um comentário