O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, maio 16, 2003

Proposta Inconsequente

(...)o Parlamento Europeu (PE) deverá votar, no mês de Julho, um relatório em que se compromete a integrar a componente social nas políticas económicas. O documento, da autoria da deputada portuguesa Ilda Figueiredo, propõe a criação de mecanismos de intervenção eficaz na área das deslocações de empresas, designadamente das que receberam apoios comunitários e nacionais. O mesmo relatório, que hoje será alvo de discussão no Instituto Jean Monet, em Lisboa, deixa claro que o fenómeno da deslocação de empresas tem contribuído «para agravar o desemprego». Por outro lado, defende-se no texto, demonstra «grande falta de responsabilidade social» dos empresários.

Será que à Eurodeputada Ilda Figueiredo não lhe terá ocorrido que esta medida irá ter o efeito oposto ao desejado?
Ao criar barreiras à saída, esta proposta (espero que não passe disso), irá desincentivar o investimento e consequentemente aumentar a pobreza.
Outro problema que existe são os subsidios ao investimento produtivo. A atribuição de subsidios ao investimento produtivo como medida concorrêncial é errada. Como já aqui foi anteriormente discutido leva a decisões erradas quanto à localização e à natureza dos mesmo. Distorce as regras de mercado. Será natural que uma vez passado o "efeito" do encaixe monetário a mesma empresa pretenda migrar para outra região que lhe atibua novamente subsidios. Ou para onde este seja economicamente racional.
posted by Miguel Noronha 10:16 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com