O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, maio 07, 2003

Sampaio Chocado

O Presidente da República, Jorge Sampaio, manifestou esta quarta-feira algumas reservas sobre a realização de um referendo sobre a futura Constituição Europeia.

O Chefe de Estado considera que, apesar de ter sido sempre favorável a referendos, ficou «traumatizado» com os referendos sobre a regionalização e a despenalização do aborto
"

«Um referendo sobre a Europa que não seja um referendo sobre o Governo ou sobre uma política de outro tipo, isso é uma coisa muito interessante. Se for para discutir a auto-estrada do lado direito ou a auto-estrada do lado esquerdo, como se estivéssemos a discutir a Europa, isso então é que é uma grande confusão e não vale a pena», disse

Do discurso, algo atabalhoado, do nosso PR depreendo que ele não gostou do resultado dos referendos até agora realizados. Eu, confesso que na altura, também não fiquei. No entanto isso não é justificação para que o referendo a uma futura constituição europeia (CE) não se realize.
Julgo que não foi a falta de debate que levou à altissima taxa de abstenção nos referendos realizados. Mas se Jorge Sampaio julga ser essa a peça-chave tem toda a legitimidade para liderar essa iniciativa.
Pelo que até agora foi revelado, a futura CE, implicará a transferência de (ainda) mais competências dos Estados-Membros para os organismos centrais europeus. Convém que a decisão sobre rectificação ou não de tal instrumento seja feita por todo o eleitorado e não apenas pela AR.
posted by Miguel Noronha 5:57 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com