O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

domingo, maio 25, 2003

Tribunal Constitucional Académico

A Associação Académica de Lisboa classificou ontem de inconstitucional, «por ter efeitos retroactivos», o aumento das propinas para os estudantes que já frequentam o ensino superior _ e garante inspirar-se em anteriores declarações do próprio ministro da Ciência e do Ensino Superior para o afirmar.

Em comunicado, a AAL diz que o aumento das propinas para os estudantes que já estão nas universidades e politécnicos «é inconstitucional, pois tem efeitos retroactivos, defraudando assim as expectativas de quem já está no sistema de ensino». De acordo com o vice-presidente, Paulo Ferreira, esta opinião sobre a alegada inconstitucionalidade do aumento das propinas para os estudantes que já frequentem o ensino baseia-se na opinião... do próprio ministro.


Não sou jurista mas parece-me que existe algo de errado nesta notícia.
Que eu saiba nem o Ministro nem a AAL podem substituir-se ao TC no julgamento da constitucionalidade das leis. Julgo inclusivé que o comunicado da AAL não substiui um acordão do TC sobre o mesmo tema.
Por outro lado estou em crer que, neste caso, o problema da rectroactividade só se coloca se se pretender aplicar o novo montante da propina a anos transactos.
Mas, reafirmo, não sou jurista.Ao longo dos anos a AAL têm dado provas de uma profunda sapiência. Julgo que devemos acatar a decisão por ela emanada. Podiamos inclusivamente aproveitar a revisão constituicional em curso para eliminar o TC e atribuir as suas competências à AAL.
posted by Miguel Noronha 12:10 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com