O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, junho 27, 2003

Associação de Professores de Matemática Critica "Sobrevalorização" dos Exames Nacionais

"Ao contrário dos anos anteriores, a APM não se limitou desta vez a fazer um comentário às características do teste realizado nesta 1ª chamada e fez questão de ressalvar as muitas limitações que qualquer exame nacional apresenta. "Em primeiro lugar, não pode ser considerado como o único momento de avaliação. Aliás, como é que em duas horas se pretende avaliar o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ensino secundário?", começa por interrogar o comunicado da associação.

Depois, sublinha a associação, existem aspectos, "reconhecidos nos actuais programas e valorizados pela educação matemática", que são impossíveis de avaliar desta forma. É o caso da oralidade, bem como de todos os outros objectivos "relacionados com valores e atitudes, como a persistência, a cooperação com outros, etc..."

E a lista continua: "formular generalizações a partir de experiências, descobrir relações entre conceitos da Matemática, validar conjecturas, compreender a relação entre o avanço científico e o progresso da Humanidade" são exemplos de outras competências que ficam de fora da avaliação através dos testes escritos de duração limitada.
"


Questiono-me qual a melhor forma para avaliar estas competências? Um pergunta de desenvolvimento? Uma composição? Uma "PGA matemática"? E já agora qual o peso que lhes seria concedido na avaliação global? Infelizmente a APM não avança soluções.



posted by Miguel Noronha 10:15 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com