sexta-feira, junho 27, 2003
Associação de Professores de Matemática Critica "Sobrevalorização" dos Exames Nacionais
"Ao contrário dos anos anteriores, a APM não se limitou desta vez a fazer um comentário às características do teste realizado nesta 1ª chamada e fez questão de ressalvar as muitas limitações que qualquer exame nacional apresenta. "Em primeiro lugar, não pode ser considerado como o único momento de avaliação. Aliás, como é que em duas horas se pretende avaliar o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ensino secundário?", começa por interrogar o comunicado da associação.
Depois, sublinha a associação, existem aspectos, "reconhecidos nos actuais programas e valorizados pela educação matemática", que são impossíveis de avaliar desta forma. É o caso da oralidade, bem como de todos os outros objectivos "relacionados com valores e atitudes, como a persistência, a cooperação com outros, etc..."
E a lista continua: "formular generalizações a partir de experiências, descobrir relações entre conceitos da Matemática, validar conjecturas, compreender a relação entre o avanço científico e o progresso da Humanidade" são exemplos de outras competências que ficam de fora da avaliação através dos testes escritos de duração limitada."
Questiono-me qual a melhor forma para avaliar estas competências? Um pergunta de desenvolvimento? Uma composição? Uma "PGA matemática"? E já agora qual o peso que lhes seria concedido na avaliação global? Infelizmente a APM não avança soluções.
posted by Miguel Noronha 10:15 da manhã
Comments:
Enviar um comentário