O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, junho 13, 2003

Capacetes Inúteis

O Secretário-Geral da ONU mostrou-se favorável ao envio de uma força de capacetes azuis para "que actuasse como “tampão” entre palestinianos e israelitas".

Esta medida parece-me inútil e contraproducente. Em primeiro lugar não iria impedir a continuação dos atentados terroristas dos terroristas palestinianos. Em segundo lugar iria permitir que estes constituissem bases seguras (safe havens) nos territórios da Autoridade Palestiniana (AP) e impedir que, na ausência de medidas da AP (que se comprometeu a tomar), Israel continuasse a combate-los. Por último a não ser que esta força fosse constiruida por países árabes (o que seria inaceitável para Israel) passaria certamente a ser alvo de atentados suicidas.

A única solução para este caso é o combate eficaz aos extremistas que não estão minimamente interessados no processo de paz e na coexistência pacifica. O seu objectivo publicamente confessado é a destruição de Israel e a instauração de um estado islâmico autoritário. Este deve ser preferencialmente conduzido pela AP. No entanto apesar da continuação da violência esta ainda não se mostrou disposta a faze-lo.
posted by Miguel Noronha 10:08 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com