O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

domingo, junho 08, 2003

Fórum Irreal Português

No Público:

A ex-primeira-ministra Maria de Lourdes Pintassilgo exortou hoje os Governos a ouvir "as organizações não-governamentais e não o G8" (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) para a construção de "um outro mundo possível".

O G-8, "não sendo uma estrutura democrática, passou completamente ao lado das vozes de milhões de pessoas que se manifestaram nas ruas contra a guerra no Iraque" e "a hegemonia imperial americana", afirmou a ex-primeira-ministra, no Fórum Social Português.

Maria de Lourdes Pintassilgo, que falava numa conferência no âmbito do Fórum Social Português a decorrer na Cidade Universitária de Lisboa até terça-feira, defendeu o activismo social e o papel das organizações não-governamentais na construção de "um outro mundo possível" — o tema da conferência.


Segundo a engª Maria de Lurdes Pintassilgo as ONG's têm mais legitimidade e representatividade que o G8. Não sendo o G8 um orgão electivo dele fazem parte os representantes das 7 maiores economias mundias e da Rússia. Os representantes de cada país não surgem por acaso ou por direito divino. São os governantes eleitos pelos eleitores de cada país.E as ONG's? Quem as elege? qual a sua representatividade?

Qual é "outro mundo" que falam? Qual o modelo económico alternativo que propoem? Não é por acaso que os países do antigo G7 são as maiores economias mundiais. O sistema capitalista impôs-se como aquele que melhor nível de vida proporciona àqueles em cujos países este existe. Quererão repetir as vias comunistas do antigo Bloco de Leste? Ou será o socialismo terceiro-mundista (este muito do agrado da sra engª)?
posted by Miguel Noronha 8:29 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com