domingo, junho 08, 2003
Fórum Irreal Português
No Público:
A ex-primeira-ministra Maria de Lourdes Pintassilgo exortou hoje os Governos a ouvir "as organizações não-governamentais e não o G8" (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia) para a construção de "um outro mundo possível".
O G-8, "não sendo uma estrutura democrática, passou completamente ao lado das vozes de milhões de pessoas que se manifestaram nas ruas contra a guerra no Iraque" e "a hegemonia imperial americana", afirmou a ex-primeira-ministra, no Fórum Social Português.
Maria de Lourdes Pintassilgo, que falava numa conferência no âmbito do Fórum Social Português a decorrer na Cidade Universitária de Lisboa até terça-feira, defendeu o activismo social e o papel das organizações não-governamentais na construção de "um outro mundo possível" — o tema da conferência.
Segundo a engª Maria de Lurdes Pintassilgo as ONG's têm mais legitimidade e representatividade que o G8. Não sendo o G8 um orgão electivo dele fazem parte os representantes das 7 maiores economias mundias e da Rússia. Os representantes de cada país não surgem por acaso ou por direito divino. São os governantes eleitos pelos eleitores de cada país.E as ONG's? Quem as elege? qual a sua representatividade?
Qual é "outro mundo" que falam? Qual o modelo económico alternativo que propoem? Não é por acaso que os países do antigo G7 são as maiores economias mundiais. O sistema capitalista impôs-se como aquele que melhor nível de vida proporciona àqueles em cujos países este existe. Quererão repetir as vias comunistas do antigo Bloco de Leste? Ou será o socialismo terceiro-mundista (este muito do agrado da sra engª)?
posted by Miguel Noronha 8:29 da tarde
Comments:
Enviar um comentário