O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, junho 26, 2003

Mais Um!

Mais um artigo de opinião no Público sobre blogues. Não vem assinado (pelo menos na edição online) mas pelo estilo alarve suspeito que seja da autoria de José Vítor Malheiros.

Sinceramente não percebo o porquê de tanta reflexão e artigo sobre os blogues (não, não é inveja por não ter sido citado). O Intermitente existe há meros 5 meses. não me parece que seja tempo suficiente para elaborar e partilhar com os meus pares e leitores as minhas ideias definitivas sobre a blogosfera.

Nos EUA com um número de blogues per capita mais elevado e com bastante mais "notáveis" envolvidos os artigos nos media tradicionais têm sido, comparativamente, bem mais escassos.

É compreensivel que os media tradicionais sinto curiosidade e/ou a ameaça da blogosfera. Perdem o monopólio da opinião e "podem escrever hipertextos, em livres associações de ideias sem contagem de caracteres" (como refere o nosso cronista anónimo). A rede de "correspondentes" e "fontes" é também incoparavelmente maior. Dúvido, no entanto, que consigam obter junto dos leitores uma credibilidade e visibilidade ao nível das edições em papel. Para além disso constituem iniciativas amadoras (na maior parte dos casos) e não lucrativas. Desta forma não vislumbro uma razão lógica para estes ataques.

E por aqui me fico. Disse que não iam dissertar sobre os blogues e acabei por fazê-lo. Mea Culpa.Para uma melhor e mais fundado reflexão leiam no Valete Fratres! o post "ALGUMAS BANALIDADES SOBRE OS BLOGS E O NEGÓCIO DOS MEDIA E OUTRAS IDEIAS OBSCURAS".


Actualização: Fiquei a saber pelo Ponto Media que a autora do artigo é a Leonete Botelho e não, como eu suspeitava, o JVM.

posted by Miguel Noronha 10:58 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com