O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, junho 24, 2003

O Estado é o Garante do Interesse Público

Fechada a única TV independente

A estação de televisão independente russa TVS foi fechada no domingo de manhã pelas autoridades, oficialmente por razões financeiras. A TVS era a última estação independente depois do estado ter tomado controlo da NTV em 2001 e da TV-6 ter sido fechada no ano passado. Criada em Junho de 2002 por um equipa da antiga NTV e financiada por um consórcio de empresários que supostamente lhe garantiam a independência, a TVS foi substituída por uma estação desportiva. Na Rússia ficaram apenas três estações generalistas, duas públicas e uma controlada indirectamente pelo Estado. «Adeus, fomos desligados», lia-se nos ecrãs da TVS à meia-noite de sábado, apesar de as emissões não terem sido efectivamente suprimidas.

Estas mudanças foram introduzidas a menos de seis meses das eleições legislativas, em Dezembro, que serão seguidas das presidenciais, em Março de 2004. Os jornalistas da TVS, que não recebem salários há alguns meses, acusaram os accionistas de estarem às ordens do Kremlin e de terem «deixado morrer» a estação. Segundo a imprensa, a TVS foi vítima da luta entre dois grupos de accionistas, um liderado pelo ex-vice-primeiro-ministro Anatoli Tchoubais, e o outro pelo magnata do alumínio Oleg Deripaska.

«Menos de um ano depois de ter iniciado as emissões, a estação de televisão passou por uma crise financeira e de gestão. Por essa razão, foi preciso defender os interesses dos telespectadores», declarou no domingo o ministro da Informação russo. O director-geral da Media-Sotsium, que administra a TVS, Oleg Kisselev, insurgiu-se contra a decisão do ministro, dizendo que ele não tinha nenhum direito de cortar a emissão
.

É claro que compete unicamente aos governantes decidir o que é o "interesse dos telespectadores". Não consta que este tivessem sido consultados.

posted by Miguel Noronha 12:41 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com