O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, junho 18, 2003

O Lucro

Pegando na resposta do Liberdade de Expressão ao Critico Musical queria fazer alguns comentários.

A progressiva diminuição das margens de lucro é sinal que um dado mercado se encontra saturado. Por outras palavras que existe um excesso de recursos que lhe estão afectados. O resultado natural será a reafectação de parte desses factores para outros mercados ainda menos explorados onde as margens de lucro e as perspectivas de crescimento são superiores. É este processo que permite o crescimento económico continuo (o que não significa que não existam periodos de estagnação quer devido a choques exógenos ou a processos de reajustamento mais demorados).

Os subsidios, os entraves à livre circulação de mercadores e factores produtivos e outras formas de intervenção estatal (que não as que se limitam a garantir a livre concorrência e a igualdade de oportunidades) impedem que estes processos de ajustamento se realizem. O resultado será uma economia a crescer abaixo do seu potencial. Um estudo realizado sobre o impacto destas distorções [de momento não tenho disponível as referências desse estudo] concluiu que os EUA poderiam ter crescido mais 74% e a Suécia cerca de 300%. Significativo...
posted by Miguel Noronha 9:10 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com