segunda-feira, junho 02, 2003
Os Incidentes do Costume
Como já é hábito, este fim-de-semana ao mesmo tempo que decorria a reunião do G8, ocorreram os desacatos do costume. Estanho que o Público noticie que a "Grande Manifestação dos "Alterglobalização" Decorreu Sem Incidentes". Pelo que pude ver na televisão houve o (infelizmente) habitual saque e destruição de lojas. Também se fizeram bloqueios de estradas (nada pacíficos pelo que pude ver).
Também estranho que um dos digentes tenha declarado:
"Estes dirigentes são responsáveis por políticas económicas e sociais em vigor há 30 anos, com consequências catastróficas. Num mundo globalmente mais rico, as desigualdades não cessaram de aumentar, entre países pobres e países ricos e entre cada país. Foram eleitos democraticamente para governar os seus países, mas não receberam um mandato para governar o mundo"
As consequências catatróficas que eu vejo são a falência do Estado de Providência feita à custa do esbanjamento do dinheiro dos contribuintes, as políticas proteccionistas que nos obrigam a pagar mais caro, especialmente os produtos agricolas e o delapidar de toda a ajuda concedida aos "países em desenvolvimento" por dirigentes autoritários e corruptos.
Estranho que este dirigente, aparentemente bem informado, não tenha consultado as estatisticsa disponíveis que dizem que a pobreza diminuiu a nível mundial nos ultimos 30 anos.
Por ultimo é estranho que se ponha em causa a representatividade e a legitimidade de governos eleitos e se coloque nos pincaros pessoas e movimentos inexpressivos a nível eleitoral, esses sim, sem qualquer legitimidade democrática.
posted by Miguel Noronha 1:20 da tarde
Comments:
Enviar um comentário