O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, junho 09, 2003

Pombas e Falcões

No processo de paz israelo-palestiniano, Israel é frequentemente acusado de ser o grande culpado pelo fracasso das iniciativas. Olhemos para os factos. Na reunião inicial Ariel Sharon comprometeu-se a acabar com os colonatos e Abú Mazen com terrorismo palestiniano.

Israel começará hoje a desmantelar os colonatos. Abú Mazen não só não conseguiu o desmantelamento dos movimentos terristas como assistiu impávido à sua aliança e ao recente atentado. Em vez de combater os terroristas ainda prometeu continuar as coversações com o Hamas.

Apesar das concessões israelitas, Arafat continua a negar a qualquer progresso e apesar de instado a condenar o terrorismo e a apoiar o processo de paz ainda não se fez ouvir. A isto acresce que um dos movimentos responsáveis pelo ultimo atentado está-lhe intimamente ligado.

Como diz hoje António Ribeiro Ferreira:

O terrorismo no Médio Oriente tem rosto. Só um terrível ataque de cegueira impede uma certa comunidade internacional de identificar o mal e contribuir activamente para o seu afastamento total da cena política. O terrorismo no Médio Oriente já não visa apenas os israelitas. Os grupos de terror vão, mais tarde ou mais cedo, atacar os palestinianos que querem a paz e o progresso do seu povo. Abu Mazen e os seus mais directos colaboradores estão na mira de Yasser Arafat e dos grupos que há anos o seguem fielmente na tentativa de destruição do Estado judeu. O Prémio Nobel está a fazer hoje o que fez em 1994 com Rabin. A destruir o sonho de paz

Como já anteriormente tinha dito tende-se a confudir as "pombas" com os verdadeiros "falcões". Se esta oportunidade de paz falhar será da inteira responsabilidade dos palestinianos.
posted by Miguel Noronha 12:43 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com