O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, junho 20, 2003

Ponto Fulcral

José Manuel Fernandes toca num ponto crucial, no seu artigo de hoje. A falta de mecanismos de limitação do poder na proposta da Constituição Europeia:

Mas o aspecto mais importante que a Convenção não resolve - e por isso não resolve o dilema não-democrático da União - é não existência de mecanismos que permitam aos cidadãos europeus sentirem que, querendo, podem afastar os seus líderes, em especial as duas figuras que emergem com poderes acrescidos, o Presidente do Conselho Europeu e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Comissão. Em democracia, mais do que escolher um governo, é importante poder afastá-lo pacificamente através de eleições. Ora só muito remota e indirectamente, e de uma forma opaca para os cidadãos europeus, é que os novos órgãos de governo da União resultam de actos eleitorais. Mais do que a falta de poder do Parlamento, é neste ponto que reside não o défice democrático da União, mas o seu carácter apenas a-democrático.


posted by Miguel Noronha 12:34 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com