O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, junho 04, 2003

Zimbabwe e Birmânia

Excelente o artigo de José Manuel Fernandes no Público sobre a situação e qual deve ser a atitude, da comunidade internacional, perante este dois países.

Qualquer destes dois países deveria estar cercado por um cordão sanitário que isolasse os seus regimes e lhes negasse ajuda externa. Foi isso que o Reino Unido tentou fazer relativamente ao Zimbabwe, mas Mugabe conseguiu não só a solidariedade regional - em especial da África do Sul - como, o ano passado, logrou deslocar-se até França apesar dos apelos feitos ao Presidente Chirac para não o convidar para uma cimeira franco-africana. Foi isso que a Europa e os Estados Unidos tentam fazer relativamente à Birmânia desde 1994 perante a indiferença do Japão onde só agora a opinião pública se começa a manifestar contra os financiamentos que o país canaliza para aquela ditadura. Pior: em nome de um reclamado "interesse nacional", a vizinha Índia entendeu, nos últimos anos, deixar cair o seu apoio à oposição democrática com receio de ver crescer desmedidamente a influência chinesa em Rangun.

O que neste momento se passa em ambos os países é um sinal de que as suas populações estão dispostas a enfrentar a repressão em nome de reformas (ou de revoluções) democráticas. Que não aceitam o caudilhismo autoritário dos seus líderes. E que pedem ajuda. É dever de todos prestar-lhes ajuda.

A ideia democrática não deve valer apenas para o Médio Oriente ou para os Balcãs, antes merecer apoio universal, mesmo quando os países em causa não têm relevância estratégica e boa parte dos cidadãos das nossas democracias nem serão capazes de os localizar no mapa. Interesses ditos nacionais, jogos de influência ou a manutenção de áreas de negócio privilegiadas não devem impedir que os líderes desses países sejam tratados como párias internacionais e que se apoie, por todas as formas possíveis, as oposições democráticas.


posted by Miguel Noronha 2:58 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com