O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, julho 14, 2003

Convenção receia que nova constituição seja alterada por governos

O ambiente de celebração não escondia, pelo menos, uma preocupação, quando a Convenção Europeia fechou definitivamente as suas portas esta semana em Bruxelas. Ao fechar os trabalhos, o presidente da Convenção, Valéry Giscard d'Estaing, advertiu que, depois de um exercício de 17 meses em que se conseguiu o consenso considerado possível entre todos os participantes, «alterar esta Constituição, alterar os seus equilíbrios, implicaria o risco de deformar ou mesmo destruir o trabalho que foi feito».

Apesar de, infelizmente e como tudo indica, a proposta da CE seja aprovada pela CIG sem grandes alterações a Convenção não se conforma. Consideram o seu trabalho como obra de sábios estando, desta forma, acima de qualquer crítica e que qualquer alteração vai desvirtuar o trabalho realizado. Pela mesma lógica não seria possível referendar o projecto da CE nem seriam possiveis futuras revisões.

A Convenção vê-se como o supra-sumo da tecnocracia. Sendo técnico eximio está acima da vontade popular e das suas emanações (os governos e os parlamentos nacionais).

Desta forma não surpreende que o modelo proposto pela CE seja o reino dos tecnocratas. Pretendem que todos os aspectos das relações entre estados e cidadãos sejam alvo de regulamenos, directivas ou decisões. Como já anteriormente aqui o referi o seu modelo é o da economia planificada que nos coloca a salvo do livre mercado.

É pena (não só para eles mas especialmente para todos nós) que não considerem as lições da História. Das consequências resultantes dos "sonhos da razão" que vários pretenderam implementar.

É pena também que Portugal que pagou, e ainda paga, pelo resultados de uma constituição "revolucionária" esteja pronto a embarcar noutro processo idêntico.

A História provará a enormidade do erro cometido e talvez no futuro os países-membros se disponham a corrigi-lo. Mas a que preço?
posted by Miguel Noronha 12:50 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com