O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, julho 22, 2003

Hayek e Orwell

No 11º capitulo ("The End of Truth") de "The Road to Serfdom", F.A. Hayek, descreve como o estado totalitário constroi o pensamento único. Como através do controlo total da informação e de todos os aspectos da vida pessoal (que deixa de ser verdadeiramente "pessoal") os objectivos individuais fazem parte de um plano maior gerido pelo planificador-mor. A sociedade é o estado e nada pode existir fora dele. Toda a dissidência é assim vista como uma acção anti-social devendo, como tal, o seu autor ser marginalizado ou, mesmo, reprimido.

São óbvios os pontos de contacto entre "The Road to Serfdom" e "1984" de George Orwell. Dado que o primeiro foi editado em 1944 e o segundo 1948 e que ambos viviam em Inglaterra existe alguma hipótese de Orwell ter tido conhecimento do livro de Hayek.

Durante a guerra civil espanhola, George Orwell, tinha contactado "de perto" com as ideologias totalitárias nazi-fascista e comunista pelo que certemente partilhava a aversão que Hayek tinha ao estado que tudo pretende controlar. Aquando dos confrontos entre os comunistas e os anarquistas Orwell tomou partido pelos segundos.

Apesar do acima exposto duvido, no entanto que Orwell (que nunca renegou o socialismo) tivesse visto no individualismo a melhor solução para combater os totaliritarismos que assolaram a Europa. É igualmente pouco provável que Orwell descobrisse no socialismo o "caminho" para o estado totalitário e que, como Hayek expôs no seu livro, não existem soluções intermédias.

Nas suas obras ambos descreveram o estado total que elimina qualquer traço da individualidade. Apenas Hayek tirou, no entanto as devidas conclusões.
posted by Miguel Noronha 10:20 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com