O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, julho 29, 2003

A Iª Guerra Mundial

No Causa Liberal, Carlos Novais (CN), busca na Iª Guerra Mundial o argumento contra a intervenção externa. Nada mais errado.

É estranho que, sendo um libertário, CN não veja no fim das potências centrais (e centralistas) europeias um factor positivo. Presumo igualmente que tendo (certamente) lido Hayek CN deva saber quer a raiz dos autoritarismos comunista e nazi já se encontravam, respectivamentes, nos regimes czarista e prussiano.

Por ultimo é ainda mais gritante que CN não compreenda que o isolacionismo americano no pós-guerra que abandonou aqueles países à sua sorte, ao contrário do que foi feito após a IIª Guerra Mundial na Alemanha e no Japão onde foi feito um esforço de nation building, carrega parte das culpas pelas eventos subsquentes.

Tal como no passado, as democracias-liberais não podem assistir impávidas às guerras. É imperativo que se abandone a neutralidade hipócrita que povo a mentalidade da (maior parte da) esquerda e dos isolacionistas de direita.
posted by Miguel Noronha 11:50 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com