O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, julho 03, 2003

Igualitarismo e Progresso

Da crónica de Francisco Sarsfield Cabral (FSC):

"(...)graças às novas tecnologias. É um progresso. Só que tem um preço: a desigualdade que se acentua no capitalismo desde há três ou quatro décadas, sobretudo nos Estados Unidos, com a economia do conhecimento. Os que se movem bem nas novas tecnologias prosperam, os outros estagnam. Depois de ter gerado uma imensa classe média nos países ricos, o capitalismo é, hoje, um promotor de desigualdades. Um problema para o século XXI."

Ao falar no progresso FSC fala nos beneficios que dele advêm para a sociedade mas diz que ele tem um preço: a desigualdade. Este "preço" ao contrário do que FSC afirma não é uma novidade dos finais do Sec XX. Sempre que existem alterações tecnológicas quem não se adapta paga esse preço. A história ensina-nos (ou deveria ensinar-nos) que a flexibilididade (os "dinamistas" de que fala Virginia Postrel) é a chave para não ficar preso no passado. Uma inovação tecnológica que faça aumentar a produtividade é benefica para a sociedade em geral. Se procurarmos, em nome dos excluidos, proteger tecnologias obsoletas estamos a distorcer as regras de mercado e a evitar a transferência de recursos. A nossa economia perderá competitividade e tornar-no-emos todos mais pobres. Talvez aí desapareça a desigualdade mas o nivelamento será por baixo.
posted by Miguel Noronha 4:39 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com