sexta-feira, julho 11, 2003
Inaceitável Disse Ele
Um artigo do Arab News acusa os EUA de quererem destabilizar o Irão.
Ninguém ignora que o Irão é um regime auroritário teocrárico anti-liberal. Que reprime o seu povo e os seus representantes eleitos em nome da legitimidade religioso-revolucionária. Que apoia grupos terroristas em vários países. Que está a desenvolver programas de armas de destruição massiça com o auxilio da Coreia do Norte.
Também só quem anda afastado da realidade ignora os movimentos de contestação que assumiram o pico nos ultimos dias e a forma como foi conduzida a repressão.
Ninguém, logo, pode esperar simpatia por parte do mundo ocidental e particularmente dos EUA.
Embora a presença de forças americanas e inglesas no vizinho iraque possibilite algumas acções "subversivas" e algum auxilio à oposição iraniana até à completa pacificação do Iraque não é de esperar qualquer acção militar em larga escala.
O artigo não acusa, porém, os EUA de pretenderem invadir o Irão num futuro próximo. Acusa o Departamento de Estado de ter emitido declarações favoráveis à oposição e constroi a sua argumentação com base nisto. A acusação é infundamentada e enviesada.
Compare-se o "crime" de apoiar movimentos que pretendem derrubar uma ditadura com o financiamento do terrorismo. Compare-se uma democracia com uma ditadura.
posted by Miguel Noronha 9:28 da manhã
Comments:
Enviar um comentário