O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, julho 03, 2003

Técnicos do Estado Contra Novas Regras de Avaliação

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado está contra as novas regras de avaliação que o Governo pretende implementar.

"Segundo o sindicalista, esta medida - que, segundo se sabe, pretende instituir um escalonamento pré-definido de 10 por cento de avaliações de "muito bom", 40 por cento para as avaliações de bom e suficiente, respectivamente, e 10 por cento para o desempenho de "mau" - vai desmotivar os trabalhadores, porque servirá para condicionar o acesso aos concursos de promoção vertical das carreiras (para os quais, um dos requisitos é ter avaliação mínima de "bom"), "porque só se poderá progredir se as quotas assim o permitirem"

Eu também estou contra a instituição de quotas (estas e quaisquer outras). Duvido muito que os "maus" sejam apenas 10% do total dos efectivos do Estado. Por outro lado não vejo melhor motivação para por os funcionários públicos (realmente) a trabalhar do que o final das promoções automáticas e a sua substituição pelo desempenho individual. As promoções automáticas promovem a mediocridade. Ninguém tem incentivos em melhorar a performace (nem a ser melhor que a média) porque nada tem a ganhar com isso. Pode até trazer incovenientes. Como já a mim me sucedeu (nos meus tempos de empregado do estado) os colegas tendem a depreciar que trabalha mais que eles pois isso poderia mostrar o pouco que eles fazem.
posted by Miguel Noronha 1:23 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com