sexta-feira, julho 04, 2003
Uma História Simples
Até ao início dos anos 90 a Hindustan Motors of India (HMI) detinha quase o monopólio da venda de carros na Indía. Este mercado encontrava-se, é claro, fechado à concorrência externa. Sem pressão da concorrência nunca teve de se preocupar com o desenvolvimento do produto, do mercado, a produtividade das suas unidades produtivas, nem (certamente) em controlar os custos de produção.
Com a liberalização do mercado onde operava, a HMI, sofre uma hecatombe. Viu a sua quota de mercado reduzir-se para 5% e no ultimo ano o prejuízo foi superior a USD 25.000.000.
As tentativas de restruturação da empresa esbarram em décadas de imobilismo e num mercado de trabalho extremamente regulamentado. O futuro não é risonho...
Moral da história: o proteccionismo prejudica os consumidores, a inovação tecnológica, a produtividade e não prepara as empresas para a livre concorrência.
Podem consultar o artigo aqui.
posted by Miguel Noronha 8:07 da tarde
Comments:
Enviar um comentário