O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, julho 04, 2003

Uma História Simples

Até ao início dos anos 90 a Hindustan Motors of India (HMI) detinha quase o monopólio da venda de carros na Indía. Este mercado encontrava-se, é claro, fechado à concorrência externa. Sem pressão da concorrência nunca teve de se preocupar com o desenvolvimento do produto, do mercado, a produtividade das suas unidades produtivas, nem (certamente) em controlar os custos de produção.

Com a liberalização do mercado onde operava, a HMI, sofre uma hecatombe. Viu a sua quota de mercado reduzir-se para 5% e no ultimo ano o prejuízo foi superior a USD 25.000.000.

As tentativas de restruturação da empresa esbarram em décadas de imobilismo e num mercado de trabalho extremamente regulamentado. O futuro não é risonho...

Moral da história: o proteccionismo prejudica os consumidores, a inovação tecnológica, a produtividade e não prepara as empresas para a livre concorrência.

Podem consultar o artigo aqui.
posted by Miguel Noronha 8:07 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com