O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, setembro 22, 2003

Lula, a ONU e a viagem a Cuba

Excerto de um artigo publicado no Diário de las Americas (Miami) por Armando Valladares, escritor e ex-preso político.

Depois de sigilosos debates no seio do governo brasileiro, parece ter sido decidido: em 26 de Setembro o presidente Lula, após participar na assembléia da ONU, fará uma nova viagem à ilha-cárcere, desta vez como Presidente do Brasil. É um passo qualificado no círculo presidencial como «polêmico» e politicamente arriscado, segundo revela a bem informada colunista Dora Kramer, do Jornal do Brasil.

(...) O próprio Lula reconheceu que as peregrinações à meca comunista começaram em 1985. A última delas, em Dezembro de 2001, foi como co-fundador, junto com Fidel Castro, do subversivo Foro de São Paulo (FSP). Lá, na reunião anual do FSP, prestou comovido tributo ao sanguinário ditador, na presença de líderes revolucionários latino-americanos, inclusive narco-guerrilheiros colombianos. «Apesar de que seu rosto já está marcado pelas rugas, Fidel, sua alma continua limpa porque você nunca traiu os interesses de seu povo»; «obrigado, Fidel, porque vocês continuam existindo".

Em fins de Janeiro de 2002, durante o 2º Fórum Social Mundial de Porto Alegre, ante um auditório de milhares de militantes do Partido dos Trabalhadores (PT), do pró-castrista Movimento dos Sem-Terra (MST) e de comunidades de base seguidoras da teologia da libertação, fez um hábil discurso no qual explicou a seus «companheiros» a necessidade de uma nova tática para tomar o poder no pleito presidencial que se aproximava. (...) Era o «Lula Paz e Amor» que, metamorfoseado, avançaria até chegar à Presidência.

O Presidente Lula dará seu aval a uma das maiores e mais flagrantes contradições _ que não são poucas _ da assembléia geral desse alto organismo: condenar uma vez mais, quase que por unanimidade, o embargo americano, sem dizer uma palavra sequer sobre a causa do problema, que é o implacável embargo interno do regime comunista contra o povo cubano desde mais de 40 anos,

Quem será o Lula que chegará a Cuba? O de Dezembro de 2001, concorde com seu histórico revolucionário? O de Janeiro de 2002, que já estava em rápido processo de metamorfose? Ou uma mescla contraditória de ambos? Me inclino pela terceira opção, própria do zigue-zagueante e contraditório caminhar do Presidente Lula,(...) Se Lula não consegue convencer a alguns de que fez algo efetivo em favor do povo cubano escravizado, ao menos deixará neles uma dúvida benévola... e paralizante. O resultado de sua viagem estará também graduado de uma maneira que favoreça, embora seja discretamente, a continuação da ditadura castrista e/ou a passagem para um «pós-castrismo» controlado por funcionários do actual regime que já estejam sendo preparados para esse fradulento papel. (...) Reitero aqui as considerações finais de um meu artigo anterior:

«Se o Presidente Lula quer desmentir com factos, e não com palavras, que se transformou no maior sustentáculo internacional do regime comunista de Cuba _ com todas as graves responsbilidades que tal implica diante do povo cubano e do generosopovo brasileiro, e sobretudo, diante de Deus _ que adopte medidas diplomáticas categóricas para contribuir para a libertação de centenas e talvez milhares de presos políticos cubanos. Que faça algo eficaz para salvar a vida dos presos políticos Martha Beatriz Roque e Oscar Biscet, que agonizam nos cárceres cubanos, atendendo assim ao apelo que lhe acaba de fazer a Unidad Cubana, de Miami. Que não cruze os braços ante o drama do físico cubano Dr. López Linares, actualmente residente no Brasil, que infrutuosamente lhe escreveu solicitando a sua intervenção para poder viajar a Cuba para conhecer seu filhinho Juan Paolo, de 4 anos de idade. Que não tente pôr panos mornos sobre os «avanços na área social», como a saúde e a educação, que na realidade são implacáveis instrumentos de controle ideológico, político e policial dos infelizes cubanos. Que, enfim, contribua, sem eufemismos, para a urgente liberdade de Cuba».

posted by Miguel Noronha 9:15 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com