O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, setembro 16, 2003

O Fracasso da Cimeira de Cancun

Artigo de José Manuel Fernandes no Público:

(...)

São muitos os culpados deste fracasso, incluindo alguns países pobres que, no domingo, bloquearam qualquer avanço nos chamados "temas de Singapura", um conjunto de normas que estão a ser discutidas desde 1996 e que visavam criar regras mais transparentes de governação - e menos susceptíveis à corrupção - nos países em desenvolvimento. Mas não nos devemos enganar: a culpa principal recai sobre os países desenvolvidos, em especial a União Europeia, os Estados Unidos e o Japão

(...)

Trata-se de posições politicamente insustentáveis.

No caso americano, estamos perante uma enorme incoerência política, já que um Presidente que se afirma defensor do livro comércio insiste numa política proteccionista tão ou mais grave da que o levou a tarifar as importações de aço para proteger uma indústria americana decadente. O cálculo político de curto prazo com eleições no horizonte mostram que, para George W. Bush, os votos de uns milhares de agricultores valem mais do que os princípios que invoca.

No caso europeu também existe uma tremenda contradição entre as palavras e os actos: uma Europa que gosta de se apresentar como paladina dos direitos dos mais fracos não pode ao mesmo tempo subsidiar cada vaca com cerca de dois dólares por dia quando, em África, metade da população sobrevive com menos de um dólar por dia.

(...)

posted by Miguel Noronha 10:00 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com