O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, setembro 26, 2003

Socialismo vs. Liberdade

O Jorge Bento chamou-me a atenção para um artigo d'O Liberal intitulado "Socialismo democrático é contradictio in terminis".

A tese do Thiago Magalhães (autor do referido artigo) é que a aplicação do socialismo mesmo na sua forma mais soft leva ao controlo dos orgão de informação por parte do Estado com o objectivo de minimizar as fontes de dissidência e contestação.

Para alguém que tenha vivido em Portugal não são novidade as acusações de "governamentalização da RTP" (o único meio ainda ao serviço do Estado). Se imaginarmos uma situação em que todos os (ou pelo menos os principais) orgãos informativos estejam na posse do Estado não será dificil imaginar quão grande será o controlo informativo. Será, aliás, "normal" que nas ditaduras em que este controlo é total se constitui como crime o acesso ou a detenção de meios que possiblitem o acesso a meios de comunicação estrangeiros (por ex: televisão e internet).

Como Hayek explica em "The Road to Serfdom" a aplicação do modelo socialista leva ao progressivo controlo/normatização da sociedade pelo estado. Os orgão de informação, por certo, não poderão escapar a este processo. Ainda para mais se tivermos em consideração a possibilidade de os utilizar como orgãos de propaganda e de minimizar a propagação de criticas aos poderes instituidos.

Contrariamente, o capitalismo, através da aposta na iniciativa privada reduz consideravelmente (ou anula) o risco da estatização (ou mesmo a monopolização não estatal) da informação. Como refere o Thiago:

"em uma sociedade Capitalista, sobre-sai a pulverização dos agentes econômicos, de modo a ter-se os meio de comunicação desvinculados do Estado, sendo absolutamente viável que ocorra o que muito dificilmente se daria num regime socialista: a proliferação, através da mídia, de organizações políticas que se articulam à contra-corrente do sistema político-econômico em que se inserem"

posted by Miguel Noronha 3:26 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com