quinta-feira, outubro 02, 2003
Carlos Coelho Escreve à AR para Defender Referendo Europeu a 13 de Junho
O eurodeputado Carlos Coelho (PSD) apelou ontem aos deputados portugueses para a realização de um referendo à Constituição Europeia em simultâneo com as eleições para o Parlamento Europeu (PE), a 13 de Junho.
Numa carta dirigida a todos os parlamentares da Assembleia da República, Carlos Coelho alega que a realização do referendo em simultâneo em toda a Europa permitirá dar a palavra ao povo, num acto de "cidadania europeia" que, com o escrutínio para o PE, valorizará o debate sobre a Europa em Portugal.
Entre os argumentos, o eurodeputado, um dos fundadores do movimento 13 de Junho, que defende a realização do referendo e das eleições no mesmo dia, está a "optimização da participação eleitoral", uma vez que os dois actos permitiriam chamar os cidadãos às urnas, lutando assim contra a habitual abstenção dos referendos.
"Admito que não seja pacífico e levante questões de natureza legal ou constitucional em diversos países (incluindo o nosso), mas o que proponho é que os cidadãos sejam convidados para este referendo no mesmo dia das eleições para o PE", argumenta na carta.
Sob o lema "Um dia, dois votos pela Europa", Carlos Coelho afirmar-se seguro de que os portugueses saberão distinguir bem as suas opções e preferências no momento de votar, tentando assim rebater os argumentos de que os dois actos no mesmo dia provocariam confusão nos eleitores
Tenho dúvidas quanto à existência de uma "cidadania europeia" de que fala Carlos Coelho mas é gratificante verificar que, pelo menos, alguns políticos não passam atestados de estupidez aos eleitores.
posted by Miguel Noronha 10:07 da manhã
Comments:
Enviar um comentário