O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, outubro 16, 2003

Lições de Hayek

Artigo de Márcio C. Coimbra.

Friedrich von Hayek, prêmio Nobel de economia, em sua célebre obra "O Caminho da Servidão" afirmava que poderíamos aprender com o passado com vistas a evitar um processo indesejável. O autor manifestava sua preocupação de que pudéssemos seguir o destino da Alemanha nazista, marcada pela economia planificada e supressão de liberdades individuais. Aquele período era caracterizado fortemente pelo desprezo as idéias liberais do século XIX. Infelizmente, o início do século XXI é marcado por movimentos que aproximam o mundo cada vez mais de práticas intervencionistas, seja em relação às liberdades individuais, seja relativa às liberdades econômicas. Este perigoso caminho, já afirmava Hayek, conduz inevitavelmente ao totalitarismo.

Um dos maiores regimes totalitários do mundo foi aquele implementado na Alemanha nazista. Nasceu do desprezo ao liberalismo do século XIX. Críticos alegavam que não havia justa distribuição de riqueza no mundo, logo, pregavam que o Estado deveria assumir o papel de redistribuidor destas riquezas para que todos obtivessem benefícios iguais do livre comércio. Neste discurso, incluíam-se propostas como a valorização das empresas nacionais e concessão de subsídios com o objetivo de preservação da identidade nacional. O mundo era invadido pelos produtos e cultura da nação hegemônica da época, a Inglaterra. Portanto, os nazistas aliaram o discurso nacionalista ao de ódio aos ingleses. Deveriam ser banidos os avanços contínuos do pensamento mercantil inglês, o conforto inglês e o esporte inglês, entre outros. [1]

A maneira de erradicar a sombra da potência estrangeira hegemônica sobre a Alemanha seria por meio da implementação de uma política nacionalista, onde haveria submissão do indivíduo ao todo e planejamento estatal central da economia. Assim, o povo alemão levou ao poder o partido que aliava o nacionalismo ao socialismo, ou seja, o partido nazista conduzido por Hitler.

Segundo Hayek, os piores tendem a chegar ao poder, pois "é mais fácil aos homens concordarem sobre um programa negativo ? ódio a um inimigo ou inveja aos que estão em melhor situação ? do que sobre qualquer plano positivo". Como podemos lembrar, os nazistas chegaram ao poder conduzidos pelas propostas de ódio a um inimigo em melhor situação, os ingleses. Sua permanência no comando sustentou-se em duas frentes: perseguição dos judeus empresários em boa situação financeira e propaganda. A pregação nacionalista guiada por Goebells deturpava os conceitos de liberdade, justiça, lei, direito e igualdade, o que levou os alemães a pensarem como os dirigentes do partido. No Tribunal de Nuremberg, as palavras de Hoess, comandante do campo de concentração de Auschwitz, são emblemáticas: "sempre me ensinaram que os judeus eram inimigos da Alemanha. Éramos treinados para obedecer ordens sem pensar". O campo de Hoess eliminou 2 milhões e meio de prisioneiros, na sua maioria judeus.

No dias atuais há novamente desprezo pelo liberalismo. A deturpação de conceitos é constante. Experiências como a da Venezuela provam que o caminho da supressão da liberdade econômica levará ao desrespeito das liberdades individuais. Alguns países, ainda de maneira ingênua, tendem a seduzir-se pelo discurso fácil de ódio a um suposto inimigo ou inveja aos que estão em melhor situação, na atualidade, os Estados Unidos. Este discurso é velho, pois não passa de chavões vazios onde se pode enxergar o que desejar. A história nos mostra onde esta experiência nos levará. Hitler, Stalin e alguns ditadores que ainda sobrevivem e surgem dentro de uma agenda negativa são os exemplos do perigo que corremos. Espero que grandes países, como o Brasil, não sigam esse perigoso discurso vazio que nos levará inevitavelmente ao caminho da servidão. Deveríamos, como diz Hayek, aprender com o passado com vistas a evitar um processo indesejável


[1] Esta discurso é assustadoramente semelhante dos alter-globalistas!!
posted by Miguel Noronha 5:27 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com