O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, outubro 14, 2003

O CES e as GOP

Um documento com o calibre das Grandes Opções do Plano (GOP) é digno de uma sociedade socialista. O Estado propõe-se dirigir a Sociedade para determinados fins e esperam que esta se comporte adequadamente. Resta saber se esses fins são desejados pela sociedade e se, de alguma forma, seria possível alguma vez alcança-los.

Os resultados alcançados pelos antigos países de Leste (e mesmo por países ocidentais como a Suécia) demonstram sem sombra de dúvidas que um Estado dirigista condena o crescimento económico.

Dado o cada vez menor (esperemos que a tendência continue) peso do Estado na Economia é natural que este documento perca importância pelo que as GOP são meramente um pró-forma que algum dia será riscado da legislação portuguesa.

O Conselho Económico e Social (CES) pretende ser um orgão representativo da sociedade. Seria de esperar que as suas propostas/pareceres reinvidicassem uma cada vez maior autonomia desta relativamente ao Estado. Nada mais errado.

Os membros do CES têm uma visão socializante e estatizante da sociedade e ainda acreditam na (profundamente errada) ilusão de que é o Estado que conduz a Economia, que o crescimento económico se deve fazer à custa da despesa (por vezes chamada investimento) pública e que o Estado (através das GOP) e o próprio CES sabem discernir quais as áreas em que devem existir acréscimos (ou decréscimos - embora estes compreensilvelmente em menor grau) de investimento por forma a "impulsionar o crescimento económico".

É graças a estes dois equivocos (o CES e as GOP) que somos, uma vez por ano, presenteados com um parecer de qualidade indiscutivel que contém pérolas como as que passo a citar.

O CES manifesta preocupação pela quebra do investimento público, em particular nos sectores da justiça, educação, ciência e ensino superior, saúde, segurança social e trabalho e obras públicas. Trata-se de um significativo desinvestimento público em áreas fundamentais para o desenvolvimento nacional que acentua os atrasos estruturais do país e dificulta a retoma da economia portuguesa.


Comentário:
Todas estas funções (com excepção da Justiça) podem ser geridas por empresas privadas com melhor eficiência e eficácia.
Por outro lado o CES está a ser excessivamente determinista quando nos condena ao "atraso irrecuperável".


A evolução económica do país em 2003, nomeadamente a quebra do PIB e o crescimento do desemprego, exigiria que em 2004 o Governo adoptasse uma política económica mais propícia a um crescimento mais elevado do PIB e do emprego, mas esta preocupação não parece reflectir-se nas GOP.


Comentário:
O facto de a Economia sair da recessão não significa que o Estado possa (e deva gastar mais). É sabido que quando aumenta o desemprego existe tendência para o agravamento do défice (por via do aumento das prestações sociais e da diminuição das receitas fiscais).
Desta forma é, de todo, prudente que o Estado não aumente (e reduza substancialmente) a dívida pública em alturas de expansão económica por forma a aumentar a margem de crescimento do défice público (embora não - espero eu - em políticas keynesianas) em alturas de recessão.
Felizmente as opções keynesianas do CES não parecem encontrar reflexo nas GOP.


O CES alerta para o facto de que não há crescimento do investimento sem que a procura dê sinais de retoma, o que é manifestamente prejudicado pelas políticas de investimento e de distribuição do rendimento implícitas nas GOP.


Comentário:
O investimento está relacionado com a poupança e não com o consumo.
Por outro lado uma diminuição no "investimento" público não implica uma diminuição no investimento privado. Pode quando muito levar a uma reafectação de recursos.

As GOP, quando analisam o ajustamento estrutural da economia portuguesa, referem-se essencialmente aos custos salariais. Não é feita referência nem à posição relativa de Portugal no que se refere à evolução das quotas de mercado das exportações portuguesas, nem à reorientação dos incentivos ao investimento para áreas que poderão ser mais competitivas, o que significa a alteração qualitativa do investimento.


Comentário:
Não é o Estado que decide o que nós exportamos. Esta decisão cabe aos produtores nacionais e (em ultima análise) aos compradores extrangeiros.
Ao subsidiarmos as exportações estamos a subsidirar os consumidores estrangeiros e a distorcer a afectação de recursos na Economia nacional.

A eleição das exportações como factor decisivo para o crescimento da economia portuguesa em 2004, não deve fazer esquecer a importância do mercado nacional.

Com efeito, num país com limitações ao nível das capacidades de produção, mas com nichos competitivos em mercados específicos, é recomendável uma análise mais atenta às potencialidades do mercado nacional, pois a procura interna é um importante instrumento de dinamização da actividade económica, que nas GOP é secundarizado.


Comentário:
Estou perfeitamente de acordo quanto à importacia do mercado interno. No entanto não compete ao Governo (nem as GOP) a descoberta de "nichos de mercado".

Deixo o restante para mais tarde. Se tiver estofo para tal...


Nota: O Irreflexões também se dedicou à análise deste documento embora as suas conclusões sejam substancialmente diferentes das minhas.
posted by Miguel Noronha 2:59 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com