O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, outubro 10, 2003

O Preços e o Euro

Um estudo realizado pelo Dresdner Kleinwort Wasserstein revela que contrariamente ao esperado (por alguns) os preços na zona Euro estão a divergir e não a convergir. Existem várias razões para tal não acontecer.

No modelo de concorrência perfeita (que presume que os agentes tem acesso a toda a informação) as hipóteses de arbitragem desaparecem rápidamente. Infelizmente no mundo real informação perfeita é coisa que não existe. Desta forma é perfeitamente natural que entre paises diferentes e mesmo dentro do mesmo país existam oportunidades de negócio que permanecem por descobir.

Por outro lado o preço de um bem ou serviço não decorre da sua estrutura de custos mas do valor (subjectivo) que os consumidores atribuem a esse bem/serviço. A valoração de um produto (mesmo considerando a absurda hipótese da homogeneidade) vai variar de pessoa para pessoa e, consequentemente, de país para país.

Por último, dadas as diferenças verificadas na riqueza relativa de cada país, da taxa de inflação, dos custos
de transporte e de transacção verificadas entre os aderentes ao Euro é de todo improvável que alguma vez
tenhamos uma total covergência de preços na zona Euro


O Valete Fratres! sugere-me ainda a seguinte adenda:

Os preços não são iguais em todos os países, e mesmo dentro de cada país, porque reflectem, também, as tentativas e erros e as inovações dos empresários no mercado. Neste sentido, a divergência de preços poderá ser um sinal de dinamismo da iniciativa privada (embora no caso concreto possa não ser esse o factor principal).
posted by Miguel Noronha 11:11 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com