O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, novembro 20, 2003

Comissário europeu exclui compromisso com Alemanha e França sobre défices

O comissário europeu para os Assuntos Económicos não tem intenção de transigir com a França e a Alemanha sobre o cumprimento das regras orçamentais inscritas no Pacto para a Estabilidade e o Crescimento da União Europeia.

"Desta vez, não podemos permitir-nos regular os nossos problemas por um compromisso político fora do quadro" fixado pelo Pacto, afirma Pedro Solbes num artigo ontem divulgado por vários jornais europeus. "Isso tornar-se-ia num abandono do Pacto", sustenta o comissário


A Alemanha poderá ameaçar com o corte nas contribuições para o orçamento que mantêm, em grande parte, a estrutura burocrática e as políticas de subsídios da UE. Talvez não fosse má ideia...

Os dois países jogarão com todo o seu peso político para evitar que a penalização lhes seja imposta. É claro que isto fará aumentar as suspeições que existem duas classes dentro da UE e que as regras apenas se aplicam ao pequenos países.

Tendo em conta que a maior parte dos países europeus se preparam para referendar o projecto da Constituição Europeia (que aumentar o poder dos grande países) qualquer um destes cenários poderá aumentar as vozes que pugnam pela sua rejeição.

Resta saber se Pedro Solbes terá a força necessária para impor esta decisão e quais as consequências que poderão advir de qualquer um dos cenários.
posted by Miguel Noronha 11:36 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com