O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, novembro 06, 2003

Comércio e Concorrência

Segundo uma notícia do DN a nova lei que regula a atribuição de licenças às grandes superfícies comerciais propõe a "descentralização das decisões, a defesa dos consumidores e o aumento da concorrência e da competitividade. O novo regime das Unidades de Comércio de Dimensão Relevante prevê a criação de taxas para a concessão de licenças, verba que será canalizada para dinamizar o pequeno comércio ".

Não tendo qualquer outro conhecimento deste regulamento vou apenas comentar a notícia em causa.

A descentralização do processo de decisão é, normalmente, uma medida acertada. Não sei qual será o mecanismo de decisão pelo que me fico por aqui nesta questão. Espero que neste não esteja incluido a obrigatoriadade de um parecer (ainda que não vinculativo) das associações de comerciantes (ie a concorrência).

Não conheço melhor forma de "defesa dos consumidores" do que o "aumento da concorrência e da competitividade". Parece-me que o primeiro objectivo é redundante. Palpita-me que este venha a constituir um fonte de barreiras à entrada com o beneplácito dos interesses instalados.

Por ultimo a "criação de taxas para a concessão de licenças, verba que será canalizada para dinamizar o pequeno comércio" é profundamente errada. Estamos assim a distorcer o mercado beneficiando uma parte da concorrência (no caso especifico o ?pequeno comércio) à custa de outra (as grandes áreas). Se o "pequeno comércio" perde clientes é devido às preferências dos consumidores . A magnitude desta distorção dependerá do seu montante.
posted by Miguel Noronha 10:05 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com