O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, novembro 04, 2003

Constituição Europeia


O Abrupto e o Mata-Mouros fazem comentários sobre o progama transmitido ontem na RTP sobre o projecto da CE.

Ambos realçam o aspecto da maior parte dos debates "oficiais" se centrarem em questões de pormenor e não na necessidade da existência ou não de uma Constituição.

Destaco este comentário do Mata-Mouros:

[N]inguém fez uma crítica liberal a esta "constituição". Ninguém disse que se está a forjar uma Europa socialista, um super-estado intervencionista, uma máquina de eurocratas, um funcionalismo europeu centralizado.
Apenas timidamente se avançou com a ideia de que a política externa e de defesa comum é uma tentativa descabelada e perigosa do eixo franco-alemão de fazer face à Nato e de criar uma divisão terrível no Ocidente.
Que se estão a adoptar na Europa - muito graças à perniciosa influência francesa - as soluções estatizantes, repristinando-as, que vão sendo rejeitadas internamente em todo o lado, i. é nos Estados que compõem a União Europeia.
Um dos maiores defeitos desta "constituição" é o seu cariz socialista e o seu anacronismo de tentar criar uma "Europa-Providência", depois deste modelo já ter sido ultrapassado pela história.

posted by Miguel Noronha 8:51 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com