O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, novembro 05, 2003

Cunhal (via Barnabé)

Segundo o Público ,no Avante de amanhã, Álvaro Cunhal (AC) publicará um artigo que faz parte de uma declaração que será apresentada no Uruguai, em Dezembro, no encontro da Fundação Rodney Arismendi. Eis o essencial da notícia:

Cunhal afirma que depois da "acção terrorista de 11 de Setembro, os Estados Unidos responderam fomentando organizações e acções terroristas, desencadeando agressões e guerras que vitimam igualmente milhares de civis. Proclamando serem os campeões da luta contra o terrorismo, os Estados Unidos tornaram-se a principal força do terrorismo mundial".


Gostava que AC explicitasse quais as "organizações e acções terroristas" que os EUA fomentaram mas é sempre mais útil (sob pena de a sua argumentação cair por terra) não apresentar factos.

Por outro lado covenientemente esquece-se que os alvos das acções militares desencadeadas pelos EUA (e fica sempre bem esquecer igualmente os restantes aliados) eram promotores do terrorismo.

No encontro deste ano, em que se discutirá os problemas e a "luta libertadora" da América Latina, Álvaro Cunhal insiste que a "ofensiva global do capitalismo" não é irreversível e aponta cinco "forças capazes de impedir que o imperialismo alcance o seu supremo objectivo".

"Primeiro, os países nos quais os comunistas no poder [China, Cuba, Vietname, Laos e Coreia do Norte] insistem em que o seu verdadeiro objectivo é a construção de uma sociedade socialista. Apesar de por caminhos diferenciados, complexos e sujeitos a extremas dificuldades, é essencial para a humanidade que alcancem com êxito tal objectivo", refere Cunhal.


Pelos vistos AC mantêm a coerência que o tornou famoso. O problema é que esta coerência é, no mínimo, chocante.
posted by Miguel Noronha 5:26 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com