O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, novembro 18, 2003

A Hecatombe

Perante os ultimos dados do défice público o lider do PS, Ferro Rodrigues, anuncia estarmos perante uma "hecatombe" e que "a situação orçamental do país é hoje muito mais grave do que em 2001".

Lamento informar mas o Dr. Ferro Rodrigues está a comparar duas situações incomparáveis.

Em 2001 não estavamos em recessão. A receita dos principais impostos (IVA, IRC e IRS) era, por certo, superior à de 2003. Para além disso parte do aumento da despesa (a resultante dos subídios de desemprego e outras prestações sociais) está indexada ao desemprego pelo que a sua subida era inevitável.

É claro que para que a descida do défice seja, a longo prazo, sustentável, é necessário que se façam reformas. É necessário que haja menos Estado e não mais Estado como propõe Ferro Rodrigues. Se as propostas do PS para "incentivar a Economia" fossem executadas o défice seria não 5% mas um número bastante mais elevado.

Para terminar queria relembrar o que escreveu João César das Neves no DN a 29/09:

A oposição tem a barriga cheia de «manigâncias» e ataca acaloradamente as Finanças. Nunca houve tantos defensores zelosos da disciplina orçamental e analistas minuciosos do rigor da contabilidade pública. Mesmo que as suas propostas e programas políticos ou a prática governativa de alguns em Governos anteriores demonstrem um enorme desprezo pelos princípios de parcimónia que agora defendem tão acaloradamente. Todo este circo, como de costume, serve para iludir os factos. E esses são que, com enorme esforço das Finanças, o nosso défice real se mantém constante há três anos, tendo os cortes realizados conseguido compensar o efeito cíclico da recessão. E isto é um feito notável da equipa de Ferreira Leite.

posted by Miguel Noronha 4:00 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com